Segurança: Saiba como tornar suas senhas, MSN e pendrive mais seguros

Segurança sempre! Saiba como garantir que nenhum espertinho roube seus dados e arquivos.

Você já deve estar cansado de ouvir falar em segurança na Internet, roubo de senhas e contas ou coisas do gênero. Infelizmente o mundo da Internet não é mais tão seguro como quando foi criado, há alguns anos atrás. O uso de senha em diversos serviços, no começo, fez diminuir o número de dados roubados, mas logo foram encontrados meios de burlar esta segurança.

Existem, no entanto, maneiras de se proteger destes usuários mal-intencionados. Veja abaixo como você pode dificultar a vida dos hackers e manter seus dados e arquivos longe de mãos inimigas.

SENHAS

Algumas pessoas acham que a senha é apenas mais um campo para preencher a fim de poder acessar as informações, e acabam criando algumas combinações nada seguras. De fato, a senha permite acessar informações pessoais, mas também é ela quem garante que apenas você possa visualizar tais informações e alterá-las, quando for o caso.

Cuidado ao usar o computador!

Utilizar datas de aniversário ou de outros eventos importantes em sua vida para senha de acesso não é a melhor opção. Primeiro porque tais dados são facilmente encontrados em sites de relacionamento. Segundo porque estas serão as primeiras coisas que os hackers tentarão usar acessar sua conta.

Então como criar uma senha realmente segura? Todas as dicas você encontra no artigo “Aprenda a criar uma senha mais segura”. Não deixe de conferir. Você pode ver a qualidade de sua senha acessando serviços como o The Password Meter que, apesar de ser em inglês é fácil de usar. Basta digitar a senha no campo mostrado e ficar de olho no percentual mostrado logo abaixo.

MENSAGEIROS INSTANTÂNEOS

MSNQue o MSN é alvo de ataques, já não é novidade para ninguém. Mas o que poucos sabem é que suas conversas podem ser “rastreadas” sem que você sequer suspeite. E isso não é apenas para usuários do MSN, mas sim para todos aqueles que utilizam algum comunicador instantâneo.

Os hackers não estão atrás apenas de dados, mas também de toda e qualquer informação que possam obter. Pode ser que, em uma de suas conversas, você escreva uma senha ou uma dica valiosa para o descobrimento desta, mesmo sem perceber.

Yahoo! MessengerA empresa Secway desenvolveu uma série de aplicativos com a intenção de garantir a privacidade dos usuários de mensageiros. Trata-se do aplicativo SimpLite, que possui as versões: for MSN Messenger, for Yahoo! Messenger, for ICQ/AIM e for Google Talk/Jabber.

Para aqueles que deixam o computador ligado o dia inteiro, mas não ficam “vigiando” para ver se alguém mexe nele, a melhor solução para impedir que outros usuários acessem suas contas no MSN é o script WLM Safe. Ele impede qualquer usuário, que não seja você, de entrar no MSN.

WLM SafeQuanto mais você dificultar o acesso aos seus dados, melhor. O problema não é apenas o risco virtual que os usuários correm, mas também o físico. Não são raros os casos de sequestros e roubos que tiveram seu início na Internet, por meio de informações roubadas ou fornecidas de alguma forma pelo usuário. Por isso, fique de olho. Pode ter muito mais coisa em jogo do que seus arquivos do computador!

PENDRIVE

Cuidado também com o pendrive!Atualmente é muito comum o uso de pendrives para o transporte de documentos e também programas em versões portáveis. De fato, é muito mais cômodo carregar alguns programas instalados no pendrive e configurados de acordo com suas preferências do que ficar instalado toda vez que utilizar um computador diferente.

O problema é: e se você perder o pendrive ou alguém roubá-lo? Seus documentos e dados podem cair nas mãos de qualquer pessoa. Para evitar este tipo de problema, você pode utilizar aplicativos como o SafeHouse Explorer USB Disk Encryption ou o Toucan Portable. Ambos permitem que você criptografe e proteja documentos e pastas presentes no dispositivo portátil.

A cada dia aumenta o número de pessoas que são prejudicadas de alguma forma pelo roubo de dados e documentos diversos. Não deixe que isto aconteça com você. Proteger-se contra os piratas de informações é a melhor maneira de usufruir da tecnologia sem esquentar a cabeça!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: