Orkut Messenger!?

Esqueça os recados! Agora você pode bater papo com seus amigos de uma forma mais prática usando o Orkut!

O Orkut, indiscutivelmente a mais popular rede social utilizada no Brasil, vem passando por sérias transformações nos últimos meses. Foram adicionados aplicativos personalizáveis (os Apps, como o BuddyPoke!), listas, sistemas de organização e de eventos — com datas, imagens, endereços e convidados — e muitas outras funções que expandem a comunicação e a experiência do usuário.

Agora, a Google prepara mais uma surpresa que irá alegrar a todos os adeptos do serviço: a integração completa de um sistema de bate-papo em tempo real, utilizando o Google Talk como base.

Integração em etapas

Já faz algum tempo que os usuários do Orkut podem ligar suas contas com o programa de comunicação instantânea, contudo, esta relação se limitava apenas à exibição do status de cada um dentro do navegador de internet e à visualização de novos recados, de forma dinâmica, dentro do programa.

O Orkut, ainda melhor!

Com a adição deste novo sistema, você poderá conversar com pessoas que fazem parte da sua lista de contatos, direto pela tela do Orkut, sem ter que enviar os recados na sua forma tradicional (e poupando o seu amigo do trabalho de apagá-lo depois), praticamente como se estivesse no MSN, por exemplo.

Falando em novidades, o Google Talk recebeu uma atualização e agora também permite conversas com WebCam e oferece suporte a áudio. Se a disponibilização destes recursos dentro do Gmail servirem como indicadores, não demorará muito para que os usuários do Orkut também possam fazê-lo.

Configurando seu Orkut

Alguns navegadores ainda não estão lidando bem com o código, portanto é recomendável que você utilize a última versão do Mozilla FireFox. Vale lembrar, se você já possui uma conta associada, pule esta etapa.

1. O primeiro passo é integrar a sua conta e criar um nome de usuário Google Talk. Para isso, faça login no Orkut e, na sua página principal, siga até a opção “Configurações”.

Menu esquerdo de opções.

2. Nela, acesse a guia “Google Talk”, escolha se quer que todos os seus amigos sejam incluídos na lista de contatos ou se deseja escolher quais e confirme clicando no botão de download conforme mostrado abaixo:

O seu Orkut pode estar em Português!

3. Caso você ainda não tenha utilizado o Google Talk, e conseqüentemente não possua um nome de usuário, a próxima tela será dedicada à escolha de um apelido. Digite o seu e confira a disponibilidade. Se ele já estiver em uso, o próprio Orkut fornecerá sugestões alternativas. Com tudo em ordem, prossiga clicando em continuar.

Sem apelido? Deixe que ele sugira.

4. Será apresentada uma nova tela parabenizando-o pela associação de contas. Aguarde até que o download do Google Talk se inicie automaticamente.

Parabéns! Agora instale o Google Talk!

5. Para finalizar a preparação, instale o programa no seu computador e faça login nele ao menos uma vez para que as contas se reconheçam.

Por enquanto, apenas para alguns

Ainda não são todas as pessoas que têm acesso às conversas dentro do Orkut e nem mesmo à integração completa. Para muitos, o máximo que aparecerá será o status dos seus colegas, portanto não se assuste se as dicas apresentadas a seguir não funcionarem para você!

Tenha paciência até que a Google consiga programar as funções para todas as contas e, é claro, fique de olho na sua!

Em ação

Lembram-se do artigo a respeito das novidades no Orkut, incluindo a exibição de conversas (função que agrupava recados de uma mesma pessoa para uma fácil visualização)? Agora, com a integração ao Google Talk completamente ativada e com amigos que também tenham realizado o procedimento, você pode selecionar a opção “Responder com bate-papo”.

Boas vindas do Google.

Ao invés de abrir a tela para a digitação da resposta, o Orkut colocará um pequeno pop-up na lateral da sua janela. Por ele é possível o envio de mensagens diretamente pelo Google Talk, assim como se você estivesse no MSN, sem gravar registros na sua tela de recados.

Exemplo de micro janela de conversa.

O mais legal é que ele traz suporte para emoticons, as famosas expressões utilizadas para representar situações de raiva, alegria, tristeza e de outras emoções. Elas estão disponíveis diretamente pelo pop-up de conversa.

Ajuste sua disponibilidade!

Pelo painel de opções, você ainda pode definir o seu status entre disponível, ocupado, invisível (modo no qual você aparece como desligado para seus contatos) e offline, completamente fora do ar.

Não se desesperem!

O serviço ainda não está completo, não foi divulgado oficialmente e nem sequer está disponível para todos, portanto é importante que os usuários tenham muita paciência. Mesmo em seu estado atual, ele já acelera em muito a troca de recados.

A expectativa, com esta adição, é de que o Google Talk (ou ao menos o sistema embutido) se torne mais popular, haja vista que o MSN Messenger domina o cenário nacional em termos de programas para comunicação instantânea (IM). Ao menos agora os usuários têm um ótimo motivo para utilizá-lo. Afinal, era o recurso que faltava para você não desgrudar do Orkut, não é mesmo?

E você, conseguiu? Conte-nos a sua experiência!

Uma resposta to “Orkut Messenger!?”

  1. Gostei desse lance do google no orkut so que eu navego na net com meu celular nao se vou conceguir ativar no meu orkut meu celular eo nokia 7100s a memoria dele e muito baixa não consigo nem assistir um videozinho incusive vç poder me enssinar como ver um video lhe agradeço baixo um downloads mas quando abro ele da formato invalido mas valeu vou da mas uma por esse saite aqui….meu face! Facebook.com/alexvem.q.tem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: