Vista ou XP, qual o mais indicado?

Vale a pena atualizar o Sistema Operacional para o Windows Vista?

Muitas dúvidas rondam a cabeça dos usuários quando o assunto é trocar de Sistema Operacional, principalmente quando se trata dos Windows XP e Vista. Depois das diversas perguntas enviadas pelos usuários do nosso Blog e do nosso Provedor World INTERNET,  VAMOS então a algumas repostas.

Quando se trata destes dois Sistemas Operacionais da Microsoft, as opiniões entre os usuários divergem muito. Alguns adoram o Windows Vista, outros não querem ouvir falar. Mas afinal de contas, vale a pena largar o XP e usar o Vista?

Para a maioria das pessoas, o uso do Sistema Operacional é uma escolha completamente pessoal. Claro que há inúmeros fatores que influenciam na hora de decidir, por isso não há como dizer qual a melhor decisão a ser tomada, existem sim pontos que deve ser levado em consideração.

WINDOWS VISTA

Logo do Windows Vista.Quando lançado, o Windows Vista apresentava diversos problemas, mas as novas versões lançadas trouxeram melhorias significativas ao sistema. Veja alguns motivos que para você usar o Windows Vista.

Questões de segurança

Segurança é, com certeza, um fator determinante na escolha de um Sistema Operacional e o Windows Vista trouxe melhorias significativas nesse quesito. A principal delas diz respeito ao firewall padrão do sistema, aquele que quase todos os usuários desativam. Ele agora está mais eficaz e confiável.

Além do firewall, a criptografia do sistema também melhorou muito se compara à do Windows XP, isso sem mencionar o controle de contas de usuário, que, como o próprio nome sugere, permite maior controle sobre permissões e regalias concedidas aos usuários do computador.

Aparência

É praticamente impossível falar sobre o Windows Vista sem comentar alguma coisa sobre o seu visual inovador. Mesmo que isso pareça irrelevante para alguns, se você passa horas em frente a um computador, o visual faz toda a diferença.

Os efeitos 3D criados somaram pontos positivos ao Sistema Operacional, principalmente o Flip, aquele efeito de transição entre as janelas abertas. Há ainda os ícones mais modernos e simpáticos, não se esquecendo do menu um pouco diferente dos padrões Windows.

FLIP

Gerenciando memória

Umas das características que fazem a diferença no Vista é o melhor gerenciamento de memória. O Sistema Operacional distribui a memória conforme a real necessidade do aplicativo que está sendo executado, aumento o desempenho da máquina e também dos programas.

DirectX 10

Enquanto o Windows XP possui suporte apenas até o DirectX 9.0c, o seu sucessor suporta o DirectX 10, um dos pré-requisitos para os jogos mais atuais.

WINDOWS XP

Logo do Windows XP.Assim como o Vista, o Windows XP também teve seus problemas quando lançado, mas já está no mercado há muito tempo, e as melhorias realizadas foram mais do que suficientes para torná-lo seguro e compatível com a maioria dos programas. Veja algumas razões para você não abandonar o XP.

Mais leve e rápido

Em um computador com as mesmas configurações de hardware, o Windows XP roda melhor e é mais rápido. Por quê? Simples, sua interface gráfica mais simples possibilita que os arquivos sejam carregados mais rapidamente. Há também a questão das bibliotecas: como o XP possui um número muito menor de biblioteca para serem carregadas, isso agiliza a execução do sistema.

Problema dos Hardwares

Com todo este tempo no mercado, o Windows XP permitiu aos fabricantes o desenvolvimento de drivers seguros e confiáveis para o sistema, enquanto que o Vista, com pouco mais de um ano, ainda possui vários hardwares com problemas de compatibilidade, mesmo os mais recentes.

Compatibilidade de Softwares

Nem todos os programas lançados antes do Windows Vista tiveram atualizações para atender ao novo sistema. No entanto, a maioria dos programas lançados atualmente possui sua versão também para o Windows XP.

Compatibilidade de programas.

Estabilidade

O Windows XP é mais estável que seu sucessor, por isso ainda é, dentre os sistemas Microsoft, o mais usado por desenvolvedores e programadores. Grandes empresas brasileiras ainda utilizam o XP em suas máquinas, por não apresentar tantos problemas quanto o Vista.

FINALIZANDO

Agora você deve estar se perguntando: afinal, qual eu uso? A escolha do Sistema Operacional, como dito anteriormente, é uma escolha pessoal. Quando lançado, o Windows Vista era, realmente, um problema. Mas atualmente, com todas as melhorias feitas, ele tornou-se um ótimo Sistema Operacional, principalmente para usuários comuns, que utilizam o computador para tarefas simples como ler e responder emails, redigir textos, criar planilhas, etc.

É claro que o sistema, assim como outros, ainda possui alguns inconvenientes. O principal deles é a necessidade de um computador um pouco mais potente e com bastante memória RAM para rodá-lo sem problemas.

O Windows XP ainda é o preferido, e o mais indicado, para usuários com computadores mais modestos e também é o “queridinho” dos desenvolvedores e técnicos da área de informática, mas seu sucessor vem fazendo um bom trabalho.

O Windows Vista tem um longo percurso a percorrer para atingir o público e ter o prestígio do XP, mas está indo pelo caminho certo.

XP ou Vista? Faça sua escolha.


Uma resposta to “Vista ou XP, qual o mais indicado?”

  1. Phellipe Salaroli Says:

    Usava o XP, cansei e estou usando o Windows Vista Home Premium com o SP1, depois do SP1 muitosa problemas foram resolvidos, e quase todos os programas do XP funcionam perfeitamente no Vista [Usando modo de compatibilidade para XP SP2] Apenas drivers de placas menos faladas no mercado como placas de tv entre outras apresentam alguns problemas, mas nada que a experiência e o GOOGLE não possam resolver. Aí fica a dica 😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: