Proteja suas informações bancárias!

Saiba como acessar suas contas de banco de forma segura.

Pensando em aderir à onda virtual e em começar a acessar sites de bancos, lojas e outros serviços, mas teme pela segurança da sua conta e do seu cartão de crédito? Então confira o que você deve — ou não — fazer para que tudo corra bem.

As seguintes dicas são mais focadas ao acesso de sites de bancos (em especial ao Banco do Brasil), no entanto podem ser aplicadas para quaisquer outros que envolvam operações financeiras e trocas de dados pessoais — caso das grandes lojas virtuais, como Mercado Livre, Buscapé, Americanas.com e Submarino.

O básico: Antivírus

O mercado está repleto deles e se você não puder pagar por uma licença de um Norton, por exemplo, fique tranqüilo: existem muitos outros gratuitos, extremamente leves e que oferecem um elevado nível de proteção. Bons exemplos de alternativas são o Avira, Avast e AVG, populares entre os usuários do Baixaki.

Logos dos Antivírus.

Com algum deles instalado no seu computador, verifique se:

1. A proteção residente (ou ativa) está ligada para verificar constantemente os arquivos executados.

2. O antivírus está devidamente registrado com a central de segurança do Windows (essa informação pode ser conferida através do Menu Iniciar, Painel de controle, Central de Segurança). Se tudo estiver de acordo, a proteção contra malwares estará em verde, ao contrário do exibido na imagem abaixo.

Verifique se a sua tela NÃO fica assim!

3. O seu banco de dados está atualizado. Todos os antivírus listados buscam estas atualizações automaticamente, você só precisa ter uma conexão de internet ativada.

Registrando sua senha

Evite pontos de acesso público para não comprometer seus dados.Antes de obter acesso à sua conta, alguns dos bancos requerem que você registre senhas de entrada e também o seu computador (para transações financeiras) através de códigos específicos. Eles podem ser cadastrados por caixas eletrônicos ou ainda com o auxílio dos atendentes nas agências.

Caso tenha dúvidas com relação ao procedimento, entre em contato pelo telefone ou dirija-se à agência mais próxima.

Apenas de locais confiáveis

Se o seu computador de casa já pode oferecer ameaças à sua segurança — devido ao acesso constante de Internet, download de arquivos suspeitos, links espiões em redes sociais e e-mails com vírus — imagine uma máquina de acesso público!

Portanto, se proteja. Evite ao máximo acessar as suas contas de bancos em LAN Houses, CyberCafés e outros locais, nos quais mais de uma pessoa tem acesso ao computador em questão.

O perigo da caixa de entrada – Phishing parte I

A não ser quando solicitados, os bancos nunca enviarão e-mails a respeito de informações cadastrais. Se receber algum requisitando atualizações de senhas (ou de qualquer outra natureza), apague-o imediatamente e entre em contato com o banco.

De uma forma geral, estas mensagens são enviadas por hackers e ladrões. É justamente através de mensagens falsas e páginas clonadas (conforme descritas abaixo) que a maioria dos golpes ganha forma.

A modalidade é conhecida como Phishing, vindo diretamente da palavra “Fish” — pescar, em inglês — e aplicando o conceito de “pescar” informações dos usuários, tais como senhas e informações confidenciais.

Confira a barra de endereços do navegador – Phishing parte II

Ao entrar no site, digite sempre o endereço padrão da página, como http://www.bb.com.br, para o Banco do Brasil. É comum que você seja direcionado a páginas internas com terminação diferente, no entanto, o endereço principal deve sempre seguir padrões similares ao original.

Novamente, alterações maiores podem significar que o site não é original, constituindo outra modalidade de Phishing. Vale ressaltar que alguns navegadores, como o Internet Explorer mais recente, já possuem filtros especializados em detectar tais fraudes.

Outra dica essencial: quando você digitar seu número de conta e agência e passar para a próxima tela, um cadeado aparecerá na barra de status do navegador ou logo ao lado do endereço e o HTTP:// se transformará em HTTPS://, significando que há um protocolo de segurança em ação.

O cadeado tem que aparecer!

Querendo verificar as informações mais afundo, apenas dê dois cliques sobre este cadeado.

De olho no teclado virtual

Como medida preventiva, todos os bancos utilizam teclados virtuais (baseados em Java, lembre-se de instalá-lo!) para a digitação de senhas. Eles possuem ajustes de contraste e podem, inclusive, mudar aleatoriamente a cada seleção. Este procedimento é crucial para evitar que algum programa espião (Spyware) colete seus dados durante a digitação e reforça a sua segurança.

Tecaldo virtual do Banco do Brasil.

Caso suspeite de algo, experimente minimizar a janela do navegador, se o teclado permanecer na tela é porque ele não pertence ao sistema do site! Feche seu navegador imediatamente e verifique os programas que estão rodando pressionando as teclas Ctrl+Alt+Delete.

Finalizando o procedimento

Sempre que acabar de verificar suas informações ou que completar as transações e desejar sair da página do banco, não clique diretamente sobre o botão “Fechar”, da janela do navegador.

Busque sempre a opção “Sair”, dentro da página. Ela funciona exatamente como a opção “Logoff” no Windows, ou em sites de e-mails, quebrando completamente o seu acesso ao site. Desta forma ninguém poderá restaurar a janela do navegador e obter, acidentalmente, acesso aos seus dados.

Sempre vá para

As principais dicas são estas. Com um pouco de cautela com relação aos sites que você acessa e ao conteúdo que você baixa e instala na sua máquina, dificilmente problemas surgirão com o acesso da sua conta de banco.

E vale lembrar: nunca clique em links de natureza suspeita, principalmente com terminações “.exe”, em sites de redes sociais — como Orkut e Gazzag — ou em programas de conversa, como o MSN.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: