Mito ou verdade: qual o problema de manter pastas vazias no HD?

Descubra a resposta para essa pergunta e ainda conheça programas que apagam pastas vazias e artigos sobre como melhorar o desempenho do seu computador!

A dúvida “pastas vazias ocupam espaço no HD?” já foi respondida anteriormente, porém ela merece receber uma atenção especial.

As pastas vazias não ocupam espaço algum dentro do disco rígido, logo, não há problema em não apagá-las, certo? Errado! Pois por mais que elas não ocupem espaço, o seu computador gasta recursos e processamento pelo simples fato de elas existirem, mas principalmente na hora de realizar buscas, abrir o Windows Explorer, etc., atrapalhando assim tarefas rotineiras. Em outras palavras, manter pastas vazias em seu computador faz com que ele fique lento!

Outro problema com pastas vazias é o seguinte, às vezes copiamos todo o conteúdo de uma pasta para outra e a pasta vazia continua a ocupar algum espaço no HD. Isso acontece por você ter usado o comando Copiar, o qual deixa uma espécie de rastro (provavelmente para poder voltar a pasta ao normal caso ocorra algum erro durante a transferência), diferentemente do comando “Recortar”.

Tamanho ocupado

Alguns programas ao serem desinstalados deixam suas pastas contendo arquivos totalmente inúteis para trás, os quais terão valia somente caso ele volte a ser instalado. Ou seja, tais pastas só fazem ocupar espaço no seu disco rígido! Além disso, uma pasta aparentemente vazia pode conter arquivos ocultos. Portanto tome cuidado e não apague pastas “vazias” sem ter certeza da sua real importância, pois por mais vazia que esteja, se ela for uma pasta utilizada pelo Windows a probabilidade de ela ter alguma importância e razão para estar vazia é grande!

“Tenho preguiça de remover manualmente as pastas vazias, como resolvo o problema?”

Simples, basta baixar um programa capaz de identificar pastas vazias e removê-las em poucos cliques, tais como WinDirStat, Glary Utilities, Remove Empty Directories, Empty Folder Nuker, Directories Sweeper, DellEmpty, DeleteMe e o Fast Empty Folder Finder. Além disso, confira o artigo “Pastas inúteis? Acabe com todas elas!” para mais informações sobre esse tipo de pasta.

Uma vez que o propósito de remover as pastas vazias do seu computador é melhorar o seu desempenho, você poderá achar os seguintes artigos úteis (pois neles você encontrará dicas e programas para melhorar a performance do seu computador): “Dicas para você não gastar nada e usar um PC mais rápido”, “Como Usar Glary Utilities”, “Melhore o desempenho do Windows sem por a mão no bolso” e “’Limpe’ o Windows para melhorar seu desempenho”.

Ainda resta alguma dúvida quanto ao tema deste artigo? Gostaria de citar algo aqui omitido? Então comente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: