Mito ou Verdade: lavar uma mídia com água danifica os dados?

Descubra quais os métodos mais recomendáveis para limpar uma mídia.

Um das grandes dúvidas que envolvem as mídias digitais (CDs e DVDs) desde o seu surgimento é como se deve fazer sua limpeza. Muito já se falou sobre isso, recomendando o uso e o não uso de produtos, métodos e tudo o mais.

Estas mídias realmente são frágeis e muitas vezes algum risco, por mais que seja pequeno e pareça completamente inofensivo, pode inutilizar um disco e fazer você perder simplesmente todo o seu conteúdo.

Dúvidas são comuns

Você mesmo deve ser um dos milhares, dos milhões de usuários de CDs/DVDs de músicas, filmes, jogos e softwares que se faz esta pergunta diariamente quando algo parece estar sujo e/ou não funciona direito. Então o Baixaki resolveu botar um ponto final nesta dúvida cruel, vamos à resposta.

Sem mais delongas…

Sem muita enrolação, a resposta à questão levantada no título deste artigo é NÃO. Isso mesmo, lavar com água NÃO irá danificar uma mídia. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados como o uso de apenas água ou, no máximo, sabão neutro. Além disso, somente a face macia de uma esponja umedecida.

Ao utilizar uma esponja, realize movimentos do centro para as bordas da mídia, pois como CDs e DVDs são gravados em faixas, movimentos circulares em torno do centro do disco podem danificá-lo, prejudicar grandemente a sua leitura e ainda torná-lo inutilizável. Deixe escorrer um pouco e use um pano macio para secar, movimentando-o sempre da do centro para a borda.

O que não se deve fazer?

Se alguma mídia sua não está funcionando, há uma coisa que você jamais deve fazer: utilizar álcool  comum (etílico) para limpá-la. O álcool ao invés de limpar, poderá danificar por completo seu disco, transformando algo possível de ser consertado em algo irrecuperável. Portanto, substâncias derivadas de álcool também não devem ser usadas, como éter, por exemplo.

No geral, evite qualquer produto químico neste processo, salvo aqueles recomendados para este fim, pois seus componentes possuem grandes chances de inutilizar por completo sua mídia suja. Além disso, procure não usar flanelas e quaisquer outras coisas ásperas, capazes de riscar seus discos.

Outros métodos

Com o passar do tempo, é completamente comum que CDs e DVDs apareçam riscados e danificados. Muito se fala também sobre este aspecto e há sim algo que pode ser feito. Claro que isto deve ser utilizado como último recurso, caso a tentativa de uma simples limpeza não resolva o seu problema.

CDs riscadosUm método indicado em diversos fóruns pela internet afora e apontado como eficaz é o de passar pasta de dente na mídia. Isto pode parece estranho, mas utilizando o tipo de pasta correta e de um modo correto, você pode recuperar o conteúdo do disco que já estava praticamente perdido.

Existe no Baixaki um artigo específico sobre isso chamado Recupere CDs e DVDs riscados sem dificuldades (clique para acessar).

Agora é sua vez!

É isso ai, usuário do Blog World INTERNET . Nós já demos a nossa dica, você conhece alguma outra? Comente este artigo e compartilhe com os demais leitores suas experiências com a limpeza de discos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: