Mito ou verdade: Desfragmentar muitas vezes o disco rígido pode estragá-lo?

Desfragmentar o disco rígido é indispensável, mas repetir a tarefas inúmeras vezes pode causar algum dano e reduzir a vida útil?

Você já ouviu bastante sobre o termo “desfragmentação” de técnicos de informática, leu em sites, fóruns e até mesmo no nosso Blog . Afinal, a desfragmentação do disco rígido é uma tarefa extremamente importante para manter o bom desempenho da máquina.

Instalar e desinstalar programas pode causar uma verdadeira bagunça no computador. Quando um arquivo é removido, cria-se um “buraco” no disco e ao salvar um novo arquivo, ele vai ocupar aquele local vazio. No entanto, se o tamanho dele for maior que o espaço, será gravado no espaço livre após todos os arquivos instalados.

Assim, os programas salvos ficam espalhados em fragmentos pelo disco rígido e o computador demora mais tempo para encontrar os arquivos. Com a desfragmentação, os arquivos são devidamente organizados, possibilitando ao sistema trabalhar de maneira mais fácil e rápida.

Desfragmentar ajuda a melhorar o desempenho do PC

Quando devo desfragmentar?

O período para fazer a desfragmentação depende do seu perfil de usuário, mas é preciso um pouco de bom senso: dê tempo para o disco ficar bagunçado para depois arrumá-lo.

Caso você use o computador raramente, não há necessidade de uma desfragmentação tão frequente. Porém, se você utiliza o computador diariamente, sempre instalando programas e jogos, usar o desfragmentador uma vez por semana é o suficiente para organizar os arquivos.

Para os viciados em jogos, também é recomendável realizar a manutenção semanalmente, pelo menos duas vezes, porque muitos games acessam o disco rígido constantemente para ler e salvar informações.

E então, estraga?
Cuide da saúde do seu computador
A desfragmentação do sistema consiste em movimentar os arquivos espalhados e reuni-los. É uma tarefa que exige um pouco de trabalho da máquina, mas nada que vá prejudicá-la. Mesmo porque é uma medida para ajudar a prolongar a vida útil e melhorar o desempenho.

É preciso entender que qualquer equipamento sofre desgaste e possui a vida útil reduzida só pelo fato de usá-lo. O importante é manusear corretamente sempre, fazendo a manutenção quando necessário. E reforçando o que já foi dito: tenha bom senso e cuidado para não exagerar na desfragmentação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: