Manutenção de computadores: Não deixe seus fios soltos por aí

Porque é importante prender os fios do computador.

Uma das coisas que não se dá maior importância em um primeiro momento, mas que é um cuidado essencial para manter o bom funcionamento do computador, seus componentes e periféricos, é manter os cabos organizados. Quando o computador é colocado no móvel pela primeira vez, sempre deixamos os cabos devidamente esticados, sem enrolar um no outro e perfeitamente arrumadinhos.

Acontece que estes cabos normalmente são compridos, mouses e teclados são trocados, novos periféricos são conectados ao computador, entre outras situações desta natureza. Com o passar do tempo, limpezas efetuadas e cabos trocados, aquela organização que deveria “durar para sempre” acaba se revelando uma grande catástrofe.

Situação semelhante ocorre dentro do gabinete. Quem nunca abriu o gabinete e se deparou com um emaranhado de fios? A complicação disto é que estes fios podem danificar conectores além de que esta bagunça toda atrapalha a ventilação do interior do gabinete.

Como arrumar isto? Para os fios da parte interna do gabinete, comece separando eles em grupos , como por exemplo fios da placa de vídeo, cooler, disco rígido, etc.

Separando os fios soltos em grupos

Então, o ideal seria medir a quantidade de fio necessária e dobrar o excesso cuidadosamente, prendendo com organizadores de fios.

Prendendo os fios

Depois, basta cortar o excesso da abraçadeira (isso não fará com que o cabo solte, fique tranquilo).

Cortando o excesso das abraçadeiras

Isso ajudará a manter os cabos mais limpos e organizados, evitando os inconvenientes citados anteriormente.

Resultado final

Para os fios externos, sugestões é o que não faltam. Você pode medir os fios e prender os excessos tanto com organizadores, quanto presilhas de velcro, abraçadeiras de nylon, abraçadeiras plásticas, molas para prender cabos entre muitos outros artefatos industrializados que existem para esta finalidade.

Prendendo os fios externos

Resultado final, com os excessos da abraçadeira cortados:

Resultado final, com os excessos cortados

Além dos artigos prontos que você encontra em lojas, caso goste de coisas diferentes existem inúmeras ideias espalhadas pela internet do tipo “faça você mesmo” para prendedores e organizadores de cabos externos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: