Invasão de MSN: o que fazer?

Quais providências podem ser tomadas quando alguém rouba sua conta?

Com a internet adquirindo um papel cada vez maior na sociedade moderna, as pessoas começam a estender suas identidades ao mundo virtual, interagindo entre si com apenas algumas teclas ou cliques, a longas distâncias. Ao mesmo tempo em que isso diminui as fronteiras culturais e geográficas entre cidades, países, ou até mesmo continentes, também cria um grande número de novas possibilidades para pessoas mal-intencionadas.

Roubar uma identidade de mensageiro é, efetivamente, tomar por completo a aparência de outra pessoa no mundo online, e o roubo de senhas é normalmente uma situação bastante frustrante para a vítima do golpe, pois é muito difícil descobrir quem é o ladrão, e o quê ele está fazendo com a conta roubada.

Tome cuidado com os criminosos virtuais.Hoje em dia, o tráfego de informações via internet é bastante anônimo, mas ainda retém certo grau de segurança através de identificação de indivíduos através de protocolos de rede e serviços de localização. O usuário de uma conta de MSN roubado, por exemplo, pode ser identificado através do IP (Internet Protocol) correspondente ao seu computador no momento do acesso.

A hora, local e data de acesso de um determinado serviço é uma informação sigilosa, que não pode ser utilizada por qualquer um. Assim como outros dados pessoais em certos casos, a empresa responsável – a Microsoft, no caso do MSN – não divulga tais informações a respeito do acesso ao serviço digital. Provavelmente, será necessária a apresentação de um mandado judicial para exigir a liberação de tais dados.

Para possibilitar tal processo, intervenção policial provavelmente será necessária. Para isso, ao redor do país diversas delegacias estão sendo montadas, tendo como especialidade a investigação de crimes eletrônicos. Basta entrar em contato então com o serviço policial especializado mais próximo e registrar uma denúncia.

Por mais que as pessoas substituam progressivamente a comunicação pessoal ou via telefone pelas mensagens eletrônicas, a interação “ao vivo” com alguém ainda é muito mais freqüente que a conversa online. A primeira atitude a ser tomada no caso de roubo de identidade virtual é, então, conversar com todas as pessoas que podem ser alvos de golpes aplicados através da identidade roubada, e esclarecer a situação. A criação de outra conta é recomendada, porém apenas após esclarecer a maneira com que a primeira foi roubada, para que não aconteça uma segunda vez. Um serviço bastante útil para recuperação de senhas de MSN pode ser encontrado nesta página.

Segurança nunca é demais. Ainda mais agora, que as pessoas têm que se proteger ao mesmo tempo na vida real e no mundo virtual. Com uma nova gama de possibilidades criadas pela internet, vem um grande número de golpes, agravados pela facilidade com que alguém pode ocultar sua identidade através de uma interação online. Porém, cada vez mais, este tipo de infração está sendo reconhecida e devidamente combatida pelas autoridades, e as pessoas podem respirar tranqüilas sabendo que suas identidades virtuais agora estão mais seguras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: