como se proteger das pragas que assolam o Twitter, Orkut e outras redes sociais?

Algumas dicas de segurança para você ficar longe das pragas que se espalham nas redes sociais.

Os hackers estão sempre de olho nas novas tendências da Internet para descobrir uma maneira de burlar sistemas de segurança e conseguir dados dos usuários. Assim que um serviço ganha fama na rede mundial de computadores, diversas pessoas, com más intenções, começam a vasculhar o sistema em busca de vulnerabilidades. A engenharia social também é uma tática muito usada por aqueles que só visam prejudicar os demais.

O Twitter, mais nova febre da rede, nem bem foi lançado e já começou a sentir o peso da fama. Perfis de diversos usuários foram atacados, sobrando até mesmo para o atual presidente dos Estados Unidos e outras celebridades.

Cuidado com os vilões!

Fica evidente que o Orkut deixou de ser o alvo principal dos malfeitores, embora seja, talvez, a rede social mais prejudicada por ataques. Quem nunca recebeu um scrap com a frase “Dá uma olhada nas fotos da nossa festa, ficaram ótimas.”, seguida por um link, pode se considerar muito sortudo. Esta não foi a primeira alternativa usada para espalhar vírus, mas, provavelmente, foi a mais eficiente.

Tal eficiência se deve pelo fato de os hackers terem utilizado uma poderosa arma: a curiosidade humana. Vasculhar perfis alheios é uma prática que foi adotada por muitas pessoas, o que só fez aumentar a proliferação de vírus nas redes sociais.

Não é preciso abandonar tudo e se isolar do mundo da Internet, mas alguns cuidados devem ser tomados. Confira abaixo algumas dicas que podem salvar você dos incômodos vírus.

FACILIDADE OU PRIVACIDADE?

Quanto mais informações você insere em um perfil mais fácil seus amigos o encontrarão, isso é fato. Mas, será que tal comodidade compensa a perda de privacidade? É muito mais cômodo que as pessoas digitem seu nome na caixa de busca e consigam identificar seu perfil do que você ter que passar o email ou link para elas. Mas lembre-se que as informações ficam à mostra para qualquer curioso, e olha que isso é o que não falta.

Quais informações colocar?

Que informações eu coloco?!Se você não pretende usar o Orkut, Twitter, Facebook, etc. para arrumar emprego, não há necessidade alguma em adicionar números de telefone ou outras informações mais profissionais. Além disso, se alguma empresa estiver à procura de profissionais, não é nas redes sociais que elas irão buscar, mesmo porque, colocar dados falsos na Internet não requer nenhuma prática.

Coloque apenas o essencial, como nome, email e o que gosta de fazer. Com isso já é possível identificar uma pessoas e seus dados pessoais não ficam expostos para qualquer um.

CUIDE DE VOCÊ, E DOS OUTROS!

Cuide de você e dos outros.Assim como você está sujeito a ser infectado por vírus nas redes sociais, seus amigos também estão. Você pode ser extremamente cuidadoso ao usar a Internet, mas será que seus colegas também são?

Antes de abrir qualquer link deixado na página de recados do seu perfil, tenha certeza quanto à procedência, ou seja, se foi realmente aquela pessoa quem deixou. Se mesmo assim você ficar desconfiado, não abra.

SEGURANÇA, SEMPRE!

Manter antivírus, anti-spywares e demais aplicativos de segurança atualizados é imprescindível para que as pragas fiquem longe do seu computador. Atualizações sempre trazem melhorias no próprio programa e também no banco de dados, como novas “vacinas” contra vírus encontrados recentemente.

CUIDADO COM PROGRAMAS DE TERCEIROS!

Enviar posts para o Twitter através de um plugin do Firefox é bem mais simples do que acessar o site do microblog, fazer o login e esperar a página carregar. Programas de terceiros, no entanto, podem conter diversos erros ou brechas que acabam facilitando o roubo de informações pessoais.

Mas nem sempre os golpes dependem de falhas na segurança. Alguns sites, como Orkut e Facebook, permitem a execução de códigos externos ao serviço. Dessa maneira é muito fácil para usuários mal-intencionados inserirem qualquer sequência de comandos, que podem ir desde a instalação de antivírus falsos até a remoção programas, arquivos e qualquer outro tipo de dado.

Cuidado ao utilizar programas de terceiros.

Se você é como a maioria e não consegue ficar longe da Internet, tome muito cuidado com as informações que insere em sites por aí. Tem muita gente só esperando por um “escorregão” para roubar o que puder de informações. Fique de olho!

MELHORIAS NOS SERVIÇOS

Orkut

Depois que o ataque massivo ao Orkut começou, a Google começou a criar diversos mecanismos de segurança que dificultavam a proliferação dos vírus na rede. Tais mecanismos deram grandes resultados, mas nada se compara à melhoria causada pelo simples fato de os usuários ficarem mais espertos e cuidadosos ao navegarem na Internet.

Twitter

O Twitter está implementando aos poucos um sistema de selo, o qual identificará os perfis autênticos. De acordo com os administradores do microblog, o número de contar falsas no site é pequeno e o selo foi criado justamente para evitar que elas cresçam. Eles ainda ressaltam que o fato de um perfil não ter o selo não significa que ele seja falso. A melhor solução mesmo é ficar esperto e não facilitar para os bandidos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: