A internet caiu?! O que fazer?

Quando sua conexão cai nem sempre bater boca com o pessoal do Suporte do seu provedor de internet sem FIO é a primeira coisa a ser feita.

Que a internet revolucionou o mundo e várias gerações isso é indiscutível. Especialistas já afirmam que vivemos uma nova era, a Era da Informação devido ao grau de conectividade que alcançamos. Hoje, indiscutivelmente, somos, a cada dia, mais dependentes da internet, mas e quando a conexão cai? O que deve ser feito para descobrir a causa do problema? Será que usar o telefone e bater boca com o suporte do seu provedor de INTERNET sem fio ( no caso World INTERNET)  é a primeira coisa a ser feita? Em alguns casos, o problema pode ser resolvido em poucos segundos ou com alguns procedimentos simples, mas que fazem a diferença.

Hoje você vai conhecer algumas dicas que qualquer usuário pode usar para se conectar com a indispensável, insubstituível ou idolatrada internet.

Não entre em pânico!

Não é porque sua internet caiu que o mundo acabou. Se você tentou acessar algum site e teve a desagradável surpresa de ler em seu navegador “A página não pode ser exibida” ou “Endereço não encontrado”, em primeiro lugar, siga os procedimentos que seu próprio navegador está oferecendo:

Caso você use o Mozilla Firefox:

Às vezes um site não é exibido por erros simples, como, por exemplo, digitar o endereço incompleto ou de forma errada. Em alguns casos, o site também não é exibido porque foi retirado do ar ou seu servidor está indisponível naquele momento.

Não é o site!

Se você se certificou que realmente é sua internet que caiu, vamos adiante, afinal ter que ligar para a operadora é o que não queremos. Em algumas situações, seu navegador pode não estar com problemas, desta forma confira se seu comunicador instantâneo ou, quem sabe, o programa P2P ou torrent está funcionando.

Há casos em que seu compartilhador de arquivos pode estar funcionando a uma taxa de upload muito elevada e isso, consequentemente, pode derrubar sua conexão momentaneamente.

Será que não é o DNS?

Nada está funcionando e o caos começa a se formar? Calma! Respire fundo. Ok! Você está sem internet, desta forma pode ser que você esteja com problemas de DNS, sendo assim, clique aqui e aprenda a alterar os endereços DNS que podem ser o motivo da sua falta de conexão.

Não é o DNS!E agora?

REDES SEM FIO

Você tentou de tudo e nada? Bem, que tal uma medida simples? Quem usa internet sem fio, pode perder a conexão com sua rede local com frequência.  Desta forma, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de conexão sem fio (um computador com ondas verdes) e verifique se você está conectado à sua rede sem fio clicando em “Exibir reses sem fio disponíveis” e verifique se sua rede está disponível.

Se sua rede sem fio estiver disponível, tente reparar a conexão para tudo voltar ao normal. Caso você não use internet sem fio, pode tentar reparar a conexão clicando no ícone representado por dois computadores na barra ao lado do relógio.

Roteador e modem

De nada adiantou reparar a conexão, verificar as redes sem fio disponíveis, nem mudar o DNS sem apelar para reza braba? Sendo assim, vá até seu roteador e verifique suas luzes. Todo o roteador ou modem possui luzes que indicam sua situação de conectividade, entretanto cada marca ou modelo tem determinações específicas para cada luz.

Geralmente, há os seguintes LEDs no seu modem ou roteador:

LAN ou ETHERNET: mostram o estado de sua conexão local (conexão entre modem/computador)
POWER: mostra se seu modem está recebendo energia, ou seja, se está ligado na tomada.
ADSL ou DSL: é relacionado à sua linha telefônica.
DATA ou ACTIVITY: demonstra sua ligação com a internet, se há envio e recebimento de informações.

É claro que os nomes atribuídos para cada luz podem – e com certeza variam – de acordo com o modelo, marca, tipo ou característica de cada modem. Desta forma, se você detectar que não há nada de errado com as luzes, talvez tenha chegado a hora de resetar seu modem.

Resetar o modem

Resetar o modem é algo fácil de fazer, mas deve-se ter cuidado. Isso porque, ao resetá-lo seguidamente, corre-se o risco de zerá-lo, ou seja, perder todas as configurações. Entretanto, resetar o modem ou apenas desligá-lo da tomada já podem fazer com que sua conexão se restabeleça.

Se por algum motivo seu modem perder suas configurações, confira o artigo “Dicas para resolver problemas de conexão e turbinar sua internet” onde é possível encontrar dicas para reconfigurar seu modem ou roteador.

Haja paciência

Se até agora nenhuma destas dicas surtiu efeito, é hora de pegar o telefone e buscar uma resposta da sua operadora. Ao ligar para ela, tente explicar o que está acontecendo, ou seja, está tudo aparentemente normal, mas você não consegue se conectar.

É possível que o problema da sua falta de conexão seja responsabilidade deles, pois há casos em que o sinal emitido pela operadora esteja muito baixo, o que pode causar a falta de conectividade. É possível pedir para que a operadora aumente o nível de sinal, para que desta forma seu modem reconheça e capte os dados enviados pelos servidores.

Receita de bolo

Vale lembrar que os passos tratados neste artigo são apenas dicas para você mesmo ter condições de detectar problemas em sua rede. Eles podem ser seguidos na ordem apresentada ou não, afinal solucionar problemas não é uma receita bolo que precisa seguir à risca todos os procedimentos.

Também é importante salientar que há diversas outras maneiras de tentar restabelecer sua conexão, contudo estas dicas podem abranger desde os usuários iniciantes até os mais avançados, já que cita medidas simples que podem ser realizadas por qualquer pessoa.

SAIBA MAIS!

Se nenhuma das dicas surtiu efeito ou você quer saber mais sobre este assunto, confira alguns artigos relacionados com conexões e internet.

Conflito de IP

O que saber antes de contratar um plano de Banda Larga?

Dicas para resolver problemas de conexão para internet banda larga

Como compartilhar Internet Banda Larga

Dicas para acelerar a sua internet

Melhor posição para roteadores sem fio


PARTICIPE!

Se você possui outras técnicas para restabelecer sua conexão, como, por exemplo, apelar para o santo das conexões impossíveis, colocar seu modem de castigo ou dar três tapinhas no cabo da internet, aproveite que você está conectado e dê sua sugestão, afinal de nada adianta estar conectado e não interagir.

%d blogueiros gostam disto: