Internet transmitida através da luz já é uma realidade

Pesquisadores alemães afirmam terem alcançado velocidades de transmissão de até 800 Mbps através de LEDs

Em 2010, a Chinese Academy of Sciences (Academia Chinesa de Ciências em uma tradução livre) anunciou a transmissão do sinal de internet através de lâmpadas de LED azuis. Tais lâmpadas, que piscam mais rapidamente do que o olho humano pode notar, conseguiram alcançar velocidades de transmissão de 2 Mbps.

Agora é a vez dos alemães do Instituto para Telecomunicações de Fraunhofer inovarem. Usando uma combinação de LEDs vermelho, azul, verde e branco, os pesquisadores afirmam terem alcançado uma velocidade de 800 Mbps de transmissão.

Os pontos de iluminação conseguem transmitir o sinal em uma área de até 9 m², sendo que o aparelho receptor necessita apenas estar ligado a um fotodiodo. Contudo, como a transmissão é feita diretamente, ela é facilmente interceptável. Para isso, basta apenas uma barreira entre o receptor e a lâmpada (a mão de alguém sobre o diodo, por exemplo) para que ela seja perdida.

Devido a essa exigência de ligação direta entre a fonte e o aparelho, os pesquisadores afirmam que tal tecnologia não veio para substituir o 3G e o Wi-Fi, que são baseadas em sinais de rádio. O uso ideal é como um complemento dessas tecnologias, principalmente em hospitais e outros locais onde os sinais de rádio podem impactar negativamente nos aparelhos presentes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: