O maior clássico do ano: PES 2009 vs FIFA 09

O ano de 2008 tem sido de grandes novidades quanto ao mercado de games de futebol. As duas maiores franquias do gênero – FIFA, da EA Sports e Pro Evolution Soccer, da Konami – travaram uma verdadeira batalha a respeito das novidades que estariam presentes na versão 2009 de ambos os jogos.

O Meu Blog expõe agora uma breve comparação, colocando frente-a-frente estes que são considerados por muitos os melhores jogos de futebol já desenvolvidos.

INOVAÇÕES

É fato que as duas séries possuem diversas inovações quanto à mecânica de jogo, realismo e qualidade gráfica. FIFA 09 mantém vivo o caráter de simulador, aproximando-se muito da realidade em pequenos detalhes, como trombadas de jogadores, reclamações, dribles e a própria movimentação dentro do gramado.

De um lado o PES 09 é anunciado como o melhor jogo da sériePro Evolution Soccer 2009 também retoma elementos presentes em toda a série, mantendo a jogabilidade dinâmica e em grande parte bem mais prática do que a de seu principal concorrente.

Apesar de o realismo ser um fator marcante, alguns lances acabam deixando bem claro que este game não pretende ser um “simulador de futebol”.

Confrontando os dois games, você encontra um Pro Evolution Soccer de grande qualidade, com correções de alguns erros presentes em outras versões e que, definitivamente, não o deixa atrás do FIFA 09 em quase nada.

Obviamente, as melhorias realizadas nesta versão do game da EA Sports também o credenciam a participar de igual para igual nesta disputa.

Torne-se um Craque

Herdada da versão de 2008, o modo de jogo Be a Pro também existe no FIFA 2009, permitindo que você comande apenas um único jogador e conquiste a fama, melhores salários, enfim, leve uma vida de astro do futebol. No Pro Evolution Soccer 2009 existe algo semelhante, porém, obviamente, sob um nome diferente. Neste game da Konami, procure pelo modo de jogo Become a Legend para se tornar uma lenda do esporte mais popular do mundo.

Nos dois jogos, é possível disputar partidas contra outros jogadores online, e ai o PES 2009 fica um pouco atrás de seu concorrente. No modo multiplayer, o FIFA 09 permite embates envolvendo até 20 jogadores, ou seja, 10 para cada lado com somente o goleiro sendo controlado. Já no jogo da Konami só é possível jogar em até 4 jogadores por time.

Adidas Live Season

Em relação ao jogo em si, o FIFA 09 apresenta ainda mais uma inovação. Através do sistema Adidas Live Season, o seu jogo será atualizado toda semana, renovando assim os dados técnicos de seus atletas. Este tipo de informação é possível devido ao acordo entre EA e FIFA a respeito dos dados oficiais de cada atleta.

Apesar das belas imagens, FIFA 09 peca um pouco quanto a parte gráfica em relação ao seu concorrente

Liga dos Campeões da UEFA

O PES 2009 possui a licença oficial de três campeonatos: a Série A da Itália, o Campeonato Francês e o Campeonato Holandês. Contudo, a grande novidade foi o anúncio da compra dos direitos da Liga dos Campeões da UEFA por parte da Konami e a partir da versão 2009, os jogadores já poderão escolher um clube europeu para disputar o maior campeonato de clubes do mundo.

Apesar de ter obtido a licença oficial da Liga, alguns clubes não são oficialmente licenciados para o Pro Evolution Soccer por possuírem exclusividade com a EA Sports. De qualquer modo, são dezenas de opções para você entrar para história do mais tradicional torneio de clubes do futebol europeu.

E o Brasil…

Em relação ao nosso país, o jogo que sai em disparada na frente é o FIFA 09. Além de possuir a narração em português, existem no game diversos clubes brasileiros, com elencos, uniformes e escalações atualizados. Já durante toda a série Pro Evolution Soccer, inclusive na sua nova versão, paira uma dúvida quanto a existência de pouquíssimos times de nosso futebol – apenas um, normalmente o último brasileiro a ser campeão da Taça Libertadores da América.

Apesar das melhorias, a versão 2009 do PES ainda deixa a deseja em relação a clubes brasileiros

Visual

O visual dos dois jogos se diferencia bastante, principalmente pela qualidade gráfica apresentada pelo PES 2009. O FIFA, infelizmente, não consegue alcançar seu concorrente neste aspecto, pois mesmo com todas as inovações e jogadores bastante semelhantes com o que são na realidade, o jogo deixa a desejar, inclusive com o tamanho da bola, um pouco desproporcional em relação aos atletas.

Desafio

De outro, a série FIFA alcança o seu ápiceMuitos jogadores sempre se queixaram do nível de dificuldade presente na série FIFA. Na sua versão 2009, o game extrapola, com grandes melhorias em sua parte de inteligência artificial, deixando o jogo mais real e, conseqüentemente, mais difícil.

Neste quesito, o PES 2009 também não fica atrás, visto que a inteligência do jogo também ganhou um reforço, diminuindo assim as falhas grotescas e deixando as partidas com um nível de desafio ainda maior.

E O VENCEDOR É…

O jogador! Sem dúvida nenhuma, o grande vencedor desta intensa disputa são os viciados em futebol, que a cada ano ganham novos jogos de qualidade, repleto de inovações e assim podem matar sua fome de bola. Além disso, uma coisa deve ser ressaltada: tanto a Konami quanto a Eletronic Arts se superaram nas novas versões de seus jogos e estão de parabéns.

O fato é que estamos lidando com dois gigantes quando o assunto é futebol e que merecem todo o respeito. Por isso, o melhor a fazer é esperar até o final do mês, que é quando o Pro Evolution Soccer 2009 será lançado e então tirar suas próprias conclusões. Enquanto isso, você pode analisar as prévias do PES 2009 e do FIFA 09 realizadas por mim mesmo pois adoro futebol.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: