Como desinstalar programas manualmente

Aprenda como remover de seu computador programas que não vêm com desinstalador incluído.

Quem frequenta o Blog do Provedor World INTERNET  está acostumado a instalar vários programas diferentes. Mas, muitas vezes, usamos o programa e não o queremos mais  no computador, pelo motivo que for. A maioria vem um com desinstalador próprio ou pode ser desinstalado pelo “Adicionar/Remover Programas” do Windows.

Porém, alguns deles não trazem esse recurso, por algum motivo ainda desconhecido por nós. Mas, o que é conhecido é a forma como podemos desinstalá-los sem problemas e aqui vão os passos para isso.

Procure o Desinstalador

Muitas vezes o programa não está listado no Adicionar/Remover Programas, mas tem um desinstalador, ou não tem um desinstalador e está listado no Adicionar/Remover Programas. Então, antes de entrar em pânico, verifique ambos. O “Adicionar/Remover Programas” no Windows pode ser encontrado no Painel de Controle. Basta abrir e procurar o programa. Caso esteja lá, é só clicar em “desinstalar” e seguir as instruções.

Nas propriedades do programa, você consegue encontrar o caminho para a pasta. Neste caso é "C:\Arquivos de Programa\Twitteroo\"Os desinstaladores dos programas geralmente se encontram na mesma pasta que está o arquivo executável. Caso exista uma pasta no menu Iniciar do programa, verifique se ele está lá. Caso esteja, selecione ele e siga as instruções. Caso não esteja, encontre o link do programa, clique com o botão direito e escolha “Propriedades” e lá encontre o caminho. Vá até esse caminho no Windows Explorer e na pasta principal procure por algo como “Uninstall”. Se encontrar, execute e siga as instruções. Se não encontrar, vá para o próximo passo.

Instale programas para desinstalar programas

Por mais paradoxal que possa parecer, uma alternativa muito prática é instalar programas para desinstalar programas. Podemos listar aqui o Ashampoo Magical Uninstall, o Revo Uninstall e o Fine Uninstall. Eles têm instalação fácil e também possuem desistaladores, caso não queiram mais usá-los.

Desinstalação Manual

Se nada disso adiantar, você pode tentar uma desinstalação manual. É só acompanhar os passos a seguir e você será capaz de apagar definitivamente qualquer programa de seu computador.

1) Faça Backup do registro – Antes de tentar qualquer modificação no computador, faça o backup do registro. Assim, caso você por acidente delete alguma informação que não deveria, você pode recuperá-la. Para saber como fazer isso, leia estes artigos:

2) Localize o caminho e o nome do arquivo – Faça isso clicando com o botão direito sobre o ícone do programa e escolhendo “Propriedades”. O caminho do arquivo deve aparecer em “Destino” ou “Iniciar em”. Deixe a janela de Propriedades aberta, pois você irá precisar dessa informação em todos os passos.

3) Limpe a inicialização – No Windows XP, vá ao menu Iniciar e Executar. Nos Windows Vista, basta digitar na parte inferior do menu Iniciar. Digite e procure por msconfig. Abra a aba “Inicialização” ou “Inicialização de Programas”. Procure por qualquer opção que contenha o nome do programa ou caminho do arquivo executável que se encontra na janela Propriedades que você abriu anteriormente. Mas, antes de desmarcar a opção, tenha certeza que o caminho esteja completo, pois você não vai querer desmarcar todos os programas da pasta C:/Arquivos de Programas/, por exemplo. Caso, ao fechar o msconfig, seja pedido para reiniciar o computador, faça isso e continue com o próximo passo.

Na aba Inicialização você desmarca os programas que quer desinstalar para evitar buscas desnecessárias no registro

4) Apague a pasta do programa – Agora, abra o Windows Explorer e encontre a pasta que contém o arquivo executável do programa que você quer desinstalar. Apague todos os arquivos e subpastas dentro dessa pasta, inclusive o executável do programa. Depois, suba um nível até o diretório que contém essa pasta e apague-a,  agora ela deve estar vazia.

5) Limpe o registro – Pode ser que ao instalar o programa, ele tenha incluído alguma informação no registro. Para limpar, use um programa de limpeza de registro, como o CCleaner (http://www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm) que faz o trabalho sujo de remover essas entradas sem oferecer riscos a seu computador. Ele também vai remover qualquer outra entrada inútil, deixando-o mais leve.

Use o CCleaner para limpar o registro de entradas desnecessárias

6) Apague o atalho – Finalmente, feche a janela de Preferência do programa que você queria deletar. Depois apague os links e ícones desse programa. Eles podem estar na área de trabalho, na pasta “Meus Programas” ou “Todos os Programas” do menu Iniciar e da barra de inicialização rápida. Lembre-se também de esvaziar a lixeira.

Pronto! Se você seguiu esses passos, você deverá ter removido por completo o programa, sem maiores problemas e com segurança total. Essas dicas foram úteis a você? Conte-nos sua experiência!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: