Novos Eletrônicos: Palm Pre

A Palm despertou e inovou como nenhuma outra fabricante. Agora ela declara guerra ao iPhone. Confira os detalhes de um aparelho surpreendente!

Você já deve conhecer o iPhone, afinal, já faz um bom tempo que só se fala neste aparelho. Algumas fabricantes vêm criando táticas e celulares que possam competir com esse gadget moderno, todavia até agora nenhum aparelho conseguiu fazer tanto sucesso quanto o iPhone faz. A

Palm, produtora muito conhecida por criar computadores de bolso (PDA), acaba de lançar um smartphone que promete ser o grande rival para o iPhone. O aparelho da empresa tende a ser revolucionário, fator que tem preocupado muito a Apple. Sem mais delongas, vamos conferir este aparelho de perto.

Dimensões e detalhes externos

Design atraente e teclado QWERTYO Palm Pre é um smartphone com um tamanho muito próximo ao do iPhone. Medindo 100, 5 x 59, 5 x 16, 9 mm (A x L x P) e pesando 133g, o Pre promete ser prático e facilitar a utilização dos recursos, tudo isso através de uma tela de 3, 1” (polegadas) — 0, 4” a menos do que o iPhone. Diferente do concorrente, o novo aparelho da Palm virá com um teclado do tipo QWERTY, semelhante ao que você usa no computador, mas muito menor.

Para incluir o novo teclado, a Palm criou seu aparelho no estilo Slide, permitindo que o usuário deslize o teclado somente quando precisar. Há outros botões na lateral do aparelho ( úteis para controlar o nível de volume e ligar a câmera) e botões na parte superior do celular (que servem para bloquear e desligar o Pre). Ainda na parte de cima, há um conector para fones do tipo padrão (3, 5mm), o que dispensa o uso de adaptadores. O design do aparelho é simplesmente incrível e muito diferente de outros aparelhos que estão disponíveis no mercado. Infelizmente a Palm vai disponibilizar este aparelho somente na cor preta.

Conector para fone e botões na parte superior do aparelho

Touchscreen e Touchstrip

O Pre é um aparelho muito moderno e evidentemente sua tela é sensível ao toque. O visor com 16 milhões de cores possui resolução de 320 x 480 pixels, as mesmas características oferecidas pelo celular da Apple. O novo celular da Palm ainda vai ter uma barrinha na sua tela, a Touchstrip, que serve para acessar as principais funções do aparelho. Este smartphone também possui acelerômetro, uma função que gira automaticamente a tela conforme você mexe o aparelho — um recurso que não é novo, mas que certamente está aperfeiçoado.

Imagens da tela do Palm Pre

Sistema Operacional e Aplicativos

Como já de costume, a Palm não utiliza sistemas de outras empresas. O Palm Pre virá com o Palm webOS, um sistema construído especialmente para este aparelho. O novo sistema promete unificar aplicativos comuns desenvolvidos para o PalmOS e aplicativos no estilo web2.0. É óbvio que o Palm Pre terá vários programas para atender a exigência dos consumidores. Como qualquer outro smartphone, o Palm Pre trará um player de vídeo (confira imagem abaixo), um de música, um navegador, editor de texto e muitos outros.

Player de vídeo com excelente qualidade

Pode-se ver claramente que o sistema tende a ser um grande sucesso, tanto por fornecer compatibilidade com diversos aplicativos quanto por oferecer grande facilidade ao usuário. O Palm webOS trará vários aplicativos instalados por padrão, sendo que o navegador do aparelho será compatível com os códigos HTML, Java e CSS, tecnologias fundamentais para acessar a maioria dos sites atuais — não foi divulgado nada, mas é quase certo que o aparelho tenha suporte total ao Flash e outras tecnologias.

Área de trabalho e Navegador do novo smartphone da Palm

Várias tarefas sendo executadasMultitarefa

Uma das características mais interessante que o Palm Pre promete é a realização de várias tarefas simultaneamente. Claro que alguns aparelhos quase fazem isso, por exemplo: é comum encontrar celulares que permitam que você escute música e navegue ao mesmo tempo. Contudo, estamos falando de múltiplas tarefas mais pesadas, como: assistir a um vídeo, enquanto o aparelho sincroniza sua caixa de emails, baixa novos programas e mantém o navegador aberto para você continuar suas pesquisas posteriormente. Segundo notícias, o Palm Pre deve executar até 15 tarefas simultaneamente, um valor bem considerável.

Câmera

Ela não é muito extraordinária, contudo deve ser bem melhor do que a câmera disponível no iPhone. Contando com incríveis 3 MP (megapixels), flash e um sistema aperfeiçoado que regula o foco automaticamente, a câmera do Pre deve ser suficiente para capturar imagens diurnas e em ambientes claros. Agora se você quiser tirar fotos profissionais ou durante a noite, é melhor investir em uma câmera de verdade.

Câmera com flash pronta para várias ocasiões

GPS e Wi-Fi

Claro que um smartphone para concorrer com o iPhone deveria trazer suporte a GPS e uma rede sem-fio de qualidade. Não há muitos detalhes sobre o GPS que virá no Pre, porém já uma imagem que deixa a expectativa pelo aparelho lá em cima. O suporte às redes sem-fio é comum como em qualquer outro aparelho, permitindo que o celular conecte-se a redes do tipo 802.11b e 802.11g.

GPS eficiente e com vista diferenciada

Bluetooth e 3G

Uma característica muito ridícula do iPhone é o bloqueio de transmissão de arquivos via Bluetooth. No Palm Pre ocorre o contrário, além da tecnologia Bluetooth permitir a transmissão de dados, ela está disponível em sua versão mais recente: a 2.1.

A nova tecnologia Bluetooth tende a consumir menos energia, a utilizar um sistema de criptografia reforçado e a melhorar a comunicação entre dispositivos, provendo maior velocidade e mais detalhes das transmissões. É evidente que o Palm Pre possui suporte às redes 3G, contudo ninguém imaginou que o aparelho não iria ter uma câmera secundária, detalhe que seria crucial para ganhar vantagem sobre o iPhone.

Nada de conector para carregar a bateria

O mais revolucionário no Palm Pre, certamente, é a tecnologia de recarga da bateria. O aparelho não possui conector para carregar a bateria, o que leva muitos usuários a pensar que seria necessário colocar a bateria em um carregador a parte. Todavia, muitos se enganam, você não precisa tirar a bateria do celular, basta encostá-lo no carregador para que a energia seja transmitida através do ar. O Palm Pre utiliza a revolucionária tecnologia de indução para transmitir energia do carregador para bateria, dispensando a necessidade de contatos elétricos. Ainda não há detalhes quanto à duração da bateria, porém logo novos detalhes serão revelados pela Palm.

Carregador - Encoste o aparelho e aguarde que a energia seja transferida pelo ar

Onde baixar os aplicativos e jogos?

Um dos destaques da Apple é a AppleStore, uma loja que disponibiliza vários jogos, programas e outros acessórios — alguns até gratuitos — para o iPhone. A Palm ainda não divulgou se terá sua pró-pria loja ou se o usuário terá de perder horas na internet procurando por softwares e conteúdo extra. Como a fabricante está querendo combater o aparelho é importante que eles invistam neste aspecto, porém nós usuários ficamos no aguardo de mais informações, para avaliar se realmente o aparelho será compensador.

Um concorrente à altura ou mais um aparelho qualquer?

É difícil dizer que o Pre vai superar as vendas e o sucesso do iPhone, porque ainda não temos todos os detalhes de funcionamento, nem ideia de como será a campanha de divulgação da Palm. Uma coisa é certa, ele traz características melhores e tecnologias superiores a do aparelho da Apple.

Fino e elegante

Claro que competir com a AppleStore deve ser o maior desafio da Palm, todavia a empresa certamente irá pensar num modo de criar uma loja tão boa, que supere as expectativas dos consumidores. No site oficial há o preço de U$S 199 doláres sugerido para o lançamento (provavelmente o cliente terá de contratar um plano pós-pago). Evidentemente, não há previsão de lançamento aqui no Brasil, sendo que cogita-se o valor de aproximadamente 2 mil reais para quando o aparelho aportar por aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: