Informática do dia-a-dia: aprenda a agrupar janelas

Agrupar janelas de programas é um recurso útil e extremamente fácil de aprender. Saiba como neste tutorial

Há quem diga que “quanto mais melhor”.  É claro que dependendo do que se trata, este provérbio pode ser muito válido. Contudo, quando ele é aplicado ao espaço ocupado no seu computador ou na sua tela, ele perde o sentido, afinal quanto mais janelas abertas no seu Desktop, maior é a confusão. Para poupar espaço na sua Área de Trabalho, mais especificamente na sua Barra de Ferramentas, hoje você aprender a agrupar janelas e não mais se perder entre tantos aplicativos abertos.

Tudo em um

A opção para agrupar janelas pode ser ativada de forma simples no Windows XP, desta forma vamos aos passos que você precisa seguir. A título de ilustração, na imagem abaixo é possível saber como suas janelas ficarão após o agrupamento.

Vale lembrar que nem sempre as janelas ficam “espalhadas” pela Barra de Ferramentas, pois o Windows tenta criar uma regra e, dependendo do número de janelas, ele as agrupa de forma automática. Contudo, nem sempre isso acontece, sendo assim, vamos aprender a estabelecer um número mínimo de janelas abertas para o Windows agrupar.

Quatro passos

Para ativar o recurso, você precisa seguir quatro passos extremamente simples, desta forma, vamos à eles.

1 – Em primeiro lugar, vá até o botão “Iniciar do Windows” e, em seguida abra a ferramenta “Executar”. Assim que a janela se tornar disponível, digite “regedit” (sem aspas) e dê Enter.

2 – Assim que o Editor de Registro abrir, navegue pelas seguintes pastas:

HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced

Para saber se você está no caminho certo, pode conferir, na parte inferior da janela, todo o caminho percorrido por você por entre as pastas.

3 – Após chegar em Advanced, é hora de trabalhar com a janela da direita. Em primeiro lugar, procure por “TaskbarGroupSize”, se encontrar, dê um duplo clique sobre o arquivo e modifique o valor DWORD.

4 – Este é o valor que determina a quantidade de mínima de janelas abertas que serão agrupadas, ou seja, se você colocar oito em DWORD, ao abrir oito janelas do Word, por exemplo, elas serão agrupadas automaticamente. Porém, se você abrir seis, elas ficarão lado a lado na Barra de Ferramentas.

Se você não encontrar o arquivo “TaskbarGroupSize”, pode criá-lo. Para isso, clique em algum lugar vazio, com o botão direito do mouse, e vá até “Novo/Valor DWORD”. Aí, basta repetir os passos acima e estabelecer o valor mínimo de janelas.

Pronto! Suas janelas já estão prontas para serem agrupadas assim que você abrir a quantidade estabelecida. Com certeza, sua Área de Trabalho será muito mais organizada e você terá muito mais rendimento em suas tarefas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: