Como os spammers conseguem endereços de e-mail?

Você já se perguntou sobre isso? Como eles conseguem os endereços? O que devemos fazer para evitar que nos encontrem?

A quantidade de artigos postados  sobre esta encrenca não é pouca e por um bom motivo: os spammers estão intensificando seus ataques cada vez mais e o número de pessoas que têm sido vítimas dessa armadilha também aumenta.

A essa altura, caso você acompanhe nossos artigos, provavelmente deve estar familiarizado com o termo spam, as maneiras como ele se manifesta e algumas dicas de prevenção. Porém, em algum momento, você já se questionou por que recebe tanto lixo eletrônico? Quais são os meios utilizados pelos spammers para obter o seu e-mail?

Programas maliciosos

Alguns desenvolvedores de softwares mal intencionados possuem um vínculo com spammers, o que significa perigo em dobro. O programa malicioso se infiltra no seu computador atrás de informações, como o endereço de e-mail. Então, ele recolhe e repassa os dados para o spammer.

Cansou de receber e-mails indesejados?

• Harvesting

O termo é originado da palavra inglesa “harvest” (colheita), ou seja, harvesting é uma coleta de e-mails feita pelos spammers. A técnica consiste em buscar diversos endereços de e-mail em páginas da Internet, fóruns, blogs, listas de grupos de discussão, etc.

• Ataques de dicionário

Na linguagem da criptoanálise, o ataque de dicionário é usado para decifrar um mecanismo de autenticação através de uma senha, que é encontrada a partir de palavras conhecidas. Traduzindo para o nosso vocabulário: você testa várias palavras e descobre quais geram e-mails que realmente existem.

Como os endereços são formados aleatoriamente, não há garantia de que eles sejam válidos. Por esta razão, os spammers mandam uma mensagem simples e que não será identificada como spam do servidor. Caso o e-mail chegue ao destinatário, o endereço é confirmado como existente e o spam recebe seu “sinal verde” para se espalhar por aí.

• Banco de dados

Outra forma de obtenção é através de um banco de dados com uma variedade de e-mails, sendo ele comprado ou não. Só que há um grande “porém” nessa questão, pois spam se refere a qualquer tipo de mensagem não solicitada. Vamos usar a seguinte situação de exemplo:

Você abriu seu próprio negócio e pretende fazer a divulgação por e-mail. Se for usar a lista de contatos de outra empresa ou coletar endereços que viu em jornais, revistas e sites para enviar sua propaganda, estará agindo como um spammer. Afinal, você não teve o consentimento daquelas pessoas para encaminhar o e-mail.

Não clique em links suspeitos!

Não caia em armadilhas, proteja-se!

Você está informada sobre como seu e-mail é localizado por spammers, agora é preciso  saber as medidas para evitar que essa situação aconteça. Como mencionado no começo, há uma seleção de artigos aqui no nosso BLOG , contendo várias dicas fundamentais de proteção e programas específicos que podem auxiliar você nessa tarefa. Informe-se!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: