Quer comprar um notebook? Pesquise

O aumento de fabricantes nacionais e a queda do dólar (não atualmente, claro) fizeram com que o mercado de notebooks (computadores portáteis) disparasse no Brasil. Hoje, é possível comprar um laptop por R$ 1.300, até menos. E o melhor: não é necessário cruzar nenhuma Ponte da Amizade para isso. Lojas especializadas fornecem equipamentos modernos com nota fiscal e garantia.

Com a explosão deste mercado, surgiram muitas opções de modelos, cada um com configurações específicas destinadas ao perfil do usuário. Isso faz com que muitos desses usuários não saibam qual notebook comprar ou que eles comprem uma marca aleatoriamente, na base do “mamãe mandou…” mesmo.

Para lhe ajudar na hora de fazer este investimento com o mínimo risco de arrependimento, o Baixaki preparou este artigo com dicas para você ter em mente e fazer a escolha certa na hora de adquirir seu notebook.

Tenha em mente suas necessidades antes de comprar um laptop.Para que você quer um notebook?

Para começar, pense como, quando e em quais situações você pretende utilizar seu computador pessoal. Você quer para usar na faculdade? Quer executar tarefas pesadas como edição de vídeo e imagens ou quer para jogos? As necessidades dos usuários são diferentes, logo, um notebook pode ser perfeito para um tipo de usuário, mas horrível para outro.

O quarteto de ferro

A velocidade do processador (1), a capacidade da memória RAM (2), o tamanho do disco rígido (3) e a duração da bateria (4) são os quatro componentes primordiais para o bom funcionamento de um notebook.

Processador

Se você quer um computador capaz de rodar jogos e aplicativos pesados (como suítes de escritório, editores de vídeo e imagem, por exemplo), pesquise por processadores de núcleo duplo com, no mínimo, 2 GHz de capacidade. Agora, se você não pretende exigir muito, um notebook com processador de 1 GHz deve dar conta do recado. Obviamente, processadores com maior capacidade encarecem o produto, mas têm uma vida útil maior.

Um processador para notebook.Uma dica importante é pesquisar sobre processadores com recursos para economia de energia. Isso é bom para a bateria e faz com que o notebook funcione por mais tempo sem uma tomada, além de prevenir aquecimento.

Duas marcas dominam o mercado de processadores: Intel e AMD. Ambas oferecem opções de alto rendimento e opções mais econômicas.

Memória RAM

A memória RAM é fundamental no bom funcionamento de um computador. quanto maior ela for, maior é sua capacidade de processar diversas informações simultaneamente e mais rápido as tarefas são executadas.

Procure notebooks que possibilitam a expansão de memória RAM.Hoje em dia, é praticamente suicídio adquirir um notebook com 512 MB de memória RAM. É válido ter, no mínimo, 1 GB de memória RAM. Para sistemas como o Windows Vista, o ideal é ter 2 GB. Lembre-se de escolher um modelo que permita a expansão dessa capacidade, ou seja, a possibilidade de aumentá-la conforme a necessidade. Se for possível, aumente essa memória já na compra.

Capacidade do disco rígido

Questão de lógica. Se você vai usar um notebook para armazenar arquivos, adquira um com HD de grande capacidade, pensando a longo prazo. Afinal, se sua idéia é não parar de salvar e guardar arquivos, não é interessante adquirir um disco com a capacidade pouco maior do que aquilo que você já tem.

Você precisa de muito espaço?No entanto, notebooks não são considerados estações de trabalho para armazenamento. Discos rígidos com alta capacidade para laptops são muito caros. Considere esta possibilidade somente em caso de necessidade extrema. Analise a viabilidade de adquirir um notebook com capacidade razoável (80 GB) e utilizar um HD externo como complemento.

Atente para a freqüência de um HD. Quanto maior ela for, mais rápido o disco trabalha, porém mais energia ele consome.

Bateria

Quanto um notebook agüenta só na bateria? Pesquise.Notebooks foram desenvolvidos para serem portáteis e funcionarem sem a necessidade de energia elétrica. Logo, quanto maior for a duração da bateria de um modelo, melhor para você. Se você sabe que vai passar longos períodos utilizando o notebook somente na bateria, pesquise por modelos que permitam a utilização de uma bateria extra.

Algo que consome bastante bateria é o uso de internet sem fio. Ou seja, se você sabe que vai utilizar WiFi, tenha em mente que será necessário uma boa bateria. A duração de uma bateria, em média, é de duas horas. No entanto, alguns modelos atingem seis ou sete horas. Claro, são modelos mais caros.

Verifique o número de células da bateria na hora da compra, que varia entre três e nove. Quanto maior este número, maior a capacidade da bateria.

Sistema operacional

Notebooks sem sistema operacional instalado ou com alguma versão do Linux são mais baratos. No entanto, se você precisa do Windows, procure por notebooks que já o tenham instalado. Sai mais barato do que adquirir o sistema depois. Vista ou XP, você decide. No entanto, os modelos mais modernos vêm somente com o Vista. Caso seja o Vista, saiba exatamente qual edição está instalada, pois são seis delas.

Portas/conexões

Portas USB são indispensáveis.Hoje em dia, é praticamente obrigatório ter portas USB em um notebook. O mínimo aceitável é de duas portas, ambas de 2.0. Considere também uma entrada de rede (uma vez que WiFi são instáveis e nem sempre disponíveis). Recurso para redes sem fio também são indispensáveis.

Entradas FireWire são dispensáveis e devem ser adquiridas se você tem algum aplicativo que necessite delas. Alguns modelos oferecem porta de infravermelho, mas este recurso não emplacou e também é dispensável em muitos casos.

Um conector para monitor pode vir a calhar. Conectores para fone e microfone não devem ser dispensados.

Drives

É indispensável ter, no mínimo, um leitor de DVDs, pois muitos softwares têm sua instalação a partir deste dispositivo. Um gravador de DVDs é pouco mais caro e, por isso, talvez valha a pena para muitos usuários.

Drives de disquete estão praticamente extintos, uma vez que pendrives tomaram esse nicho de assalto. Use somente se você precisar por um longo período.

Placa de vídeo e Tamanho/resolução de tela

Telas widescreen, perfeita para cinéfilos.Quanto maior a tela, melhor é a visualização, mas também o peso e o consumo de energia do notebook aumentam. Para usar o notebook sobre um apoio, vale a pena considerar uma tela maior. Já se você pretende transportá-lo com freqüência, considere uma tela menor.

Se você é cinéfilo ou trabalha com vídeos e filmes, pesquise por telas widescreen, cada vez mais comuns. Lembre-se: telas menores são mais econômicas, tanto no preço final do produto quanto em termos de energia.

Dica: analise a possibilidade de adquirir um notebook com tela pequena (de 11”, 12” ou 13”), mas com conector para monitores externos.

Se você pretende assistir filmes ou jogar, adquira um notebook com uma boa placa de vídeo. Procure saber se esta placa utiliza memória “emprestada” da memória RAM ou não (se sim, o notebook perde um pouco de rendimento). Se for extremamente necessário adquirir uma placa de vídeo, evite as placas onboard.

Agora, para aplicativos simples e para simples navegação pela internet, uma placa de vídeo boa não é primordial. Uma onboard dá conta do recado.

Peso

O peso de um computador portátil também é muito importante. É péssimo para os ombros ou para a coluna ficar carregando um trambolho por longos períodos.  E muitos dos critérios já vistos neste artigo influenciam no peso final de um notebook. Uma tela maior é mais pesada, uma bateria extra significa mais peso etc.

Teclado e Cursor

Teclado: conforto é fundamental.Preste atenção ao modelo de teclado de um notebook. Boa parte dos computadores portáteis modernos, mesmo os produzidos no Brasil, não têm teclado no padrão ABNT-2 (aquele com cedilha e outros símbolos do português). Vale a pena sentir o conforto do teclado, a distância entre as teclas e teclas especiais.

O cursor do mouse também é importante. Se você não pretende utilizar um mouse via USB ou outra porta, teste o touchpad (a área para deslizar com o dedo, sensível ao toque). Outra opção substituta do mouse é o Pointing Stick, um botão que fica entre teclas determinadas.

Assistência

Uma assistência gratuita e uma longa garantia são ótimas pedidas. Veja a quantidade de lojas autorizadas para assistência técnica, pesquise se a marca oferece suporte e tente conseguir um longo prazo de garantia (um ano no mínimo), saiba mais sobre a marca e o modelo que você quer adquirir. Comprar um notebook no exterior dificulta a manutenção dele no Brasil.

Exija nota fiscal e guarde-a por um bom tempo, pois é ela quem garante a assistência gratuita durante o período de garantia.

Tenha cuidado redobrado ao comprar de sites informais ou no Paraguai.

Extras

O que um modelo de notebook lhe oferece a mais em comparação com outros modelos. Procure saber os diferenciais de um modelo e veja se você terá benefícios com ele. Mas não exagere. Não adianta comprar um notebook só porque ele pode até fritar um ovo se você não pretende fazer isso.

Pode demorar um tempo para você pesquisar no mercado, mas, seguindo essas dicas, você terá um notebook perfeito e com muito tempo pela frente. Aproveite o Natal e comece já a pesquisar seu modelo perfeito de notebook.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: