oque significa wireless ?

wirele1

O nome wireless vem do inglês, significando “sem fio” (wire=fio, less=sem), sendo comumente utilizado no meio da informática para designar as tecnologias que permitem comunicação sem conexão física direta entre os equipamentos.

O sistema de acesso Wireless (via rádio) é a maneira mais eficiente de acesso à Internet por banda larga. Podem ser obtidas as velocidades de 64Kbps, 128Kbps, 256Kbps e 512Kbps podendo chegar a 11 Mbits.

O funcionamento do sistema wireless é muito simples. Podemos compará-lo ao do celular da seguinte maneira: existe uma antena num ponto central e estratégico. Esta antena está conectada à rede local de um provedor, que se conecta diretamente ao backbone Internet. A antena emite um sinal na freqüência de 2.4 GHz (frequência livre para operação), utilizando o sistema chamado Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS). Este sinal é captado por uma antena instalada na casa ou empresa do usuário e é levada até uma placa especial que é instalada dentro de seu computador (esta placa substitui seu FAX Modem) e, a partir daí, você estará conectado à Internet. Basta ligar seu computador para a conexão estar ativa. Estas placas são baseadas no padrão IEEE 802.11b Wi-Fi de alta velocidade, sendo que existem hoje no mercado placas que permitem o acesso rápido às redes wireless com a utilização de rádios plug-and-play que operam na faixa de 2.4 GHz e não necessitam de licença especial. Com o mesmo cartão PCMCIA o usuário pode conectar-se a Internet a uma velocidade de 11Mbps em empresas, residências, pequenos escritórios, hotéis, aeroportos, entre outros.radio_11

O Wireless IP é uma conexão contínua e permanente, via transmissão de rádio frequência.

A solução Wireless IP (WIP) provê um acesso bidirecional full duplex de alta velocidade à Internet e entre filiais e matriz, sem a necessidade de utilização de linhas telefônicas ou linhas privadas (LP).

Toda a transmissão e recepção de dados passa pelos hubs da Diveo e do sistema Wireless IP da Planetarium. Os computadores da empresa podem ficar ligados 24 horas por dia à Internet, em alta velocidade, sem nenhum custo adicional de linhas privadas ou discadas.

O sistema WIP suporta encriptação Wired Equivalente Privacy (WEP) com chave de até 128 bits. Todo o tráfego de rede passa por uma VPN (Virtual Private Network) utilizando o protocolo IPSec (IP Secure) com chave de 1024 bits, garantindo proteção à rede contra ataques externos.

O sistema é ligado através de uma antena e um transmissor, sem a necessidade de aquisição de nenhum tipo de equipamento, como roteadores ou cable modems.

2 Respostas to “oque significa wireless ?”

  1. worldinternet2009 Says:

    meu amigo bruno ,

    A tecnologia wireless (sem fios) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos – seja ele telefônico, coaxial ou óptico – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.

    Wireless é uma tecnologia capaz de unir terminais eletrônicos, geralmente computadores, entre si devido às ondas de rádio ou infravermelho, sem necessidade de utilizar cabos de conexão entre eles. O uso da tecnologia wireless vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço.

    Seu uso mais comum é em redes de computadores, onde a grande maioria dos usuários utiliza-se da mesma para navegar pela Internet no escritório, em um bar, um aeroporto, um parque, em casa, etc. Uma rede de computadores sem fios são redes que utilizam ondas eletromagnéticas ao invés de cabos, tendo sua classificação baseada na área de abrangência delas: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

    espero ter esclarecido a sua dúvida mais caso queira saber mais estou ao seu dispor !!!

  2. material nota mil gostei

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: