Os riscos de se levar um notebook para a praia

Maresia, calor e areia: os riscos de se levar um notebook para a praia


RIO – Aqueles que resolverem aderir à novidade de levar o notebook para navegar pela internet à beira-mar, aproveitando a rede sem-fio gratuita inaugurada semana passada em Copacabana, terão como grandes inimigos não ladrões e trombadinhas, mas sim areia, calor e maresia.
O maior cuidado deve ser com o teclado, a peça mais delicada de um laptop, diz Michel Pierre, da loja de eletrônicos Stopplay:
– Tanto água quanto areia podem queimar a placa que fica abaixo do teclado. E hoje em dia um teclado é caro. Se ele apresentar algum defeito, muitas vezes vale mais a pena comprar um novo notebook.
Apontando a água – na verdade qualquer líquido – como o principal vilão, Michel diz que a limpeza do aparelho deve ser feita apenas com uma flanela seca.
– Tem que ter cuidado com a água salgada, suor, refrigerante, cerveja. Uma só gota pode acabar com o teclado – avisa Michel.
Mas nem todas as preocupações são tão dramáticas. Com as máquinas saindo das lojas cada vez mais transadas, há que se ter cuidado para não riscar o acabamento com areia ou deixar que o sol desgaste a pintura. Usar seu laptop novo debaixo do sol e sentado na areia então, nem pensar!
Para evitar os efeitos deletérios da maresia, é importante usar o aparelho apenas para o essencial e deixá-lo bem guardado e protegido, quando fora de uso.
– Não dá para fazer do uso do notebook na praia uma atividade constante. E quando levar, é importante deixá-lo protegido numa boa maleta ou mochila quando parar de usar – orienta.
O projeto Orla Digital foi convenientemente lançado no inverno, mas quem estiver interessado em aproveitar os 40ºC do verão carioca com um computador na praia fique sabendo: a temperatura ideal para um bom funcionamento do laptop é entre 18º C e 20º C.
– A temperatura ambiente durante o uso não deve ultrapassar 30º C. Além disso, é bom comprar um suporte com cooler, que ajuda a proteger toda a parte de baixo e refrigera a máquina.
Em relação à tela, a maior preocupação é conseguir um ângulo que não faça muito reflexo. Como o ambiente não é o mais adequado, também é provável que seja preciso mexer nas configurações de brilho para conseguir uma boa visualização.
– Até no escritório com a janela aberta o reflexo atrapalha a visão, imagina na praia – diz Michel.
O sinal de internet sem fio em Copa ficou disponível por volta das 15h da terça-feira passada. O acesso, gratuito, será liberado no início do projeto, coordenado pela Coppe e patrocinado pelo Governo do Estado, com apoio da Prefeitura.

E lógico que não podemos esquecer de assaltos, arranhos, pivetes e outros.

__________________

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: