Wireless – Internet via rádio

conexao11Conceito

O O sistema de Acesso Wireless (via ondas de rádio) é a maneira mais eficiente de acesso à Internet por banda larga. Podem ser obtidas as velocidades de 64Kbps, 128Kbps, 256Kbps e 512Kbps podendo chegar a 11 Mbits.

Funcionamento

O funcionamento do sistema wireless é muito simples. Podemos compará-lo ao do celular da seguinte maneira: existe um Transmissor, “Ponto de Acesso ”, conectado à antena no ponto central estratégico. Este “Ponto de Acesso ” está conectado diretamente ao backbone Internet e mediante uma coneção à rede local do provedor, controla-se o acesso e a velocidade permitida a cada de cada assinante.

A antena emite um sinal na freqüência de 2.4 GHz (freqüência livre para operação), utilizando o sistema chamado Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS). Este sinal é captado por uma antena conectada ao “Wireless Modem”, instalado na casa ou empresa do usuário, e é levada até a placa de rede LAN, que está instalada dentro do computador do usuário e, a partir daí, você estará conectado à Internet. Basta ligar seu computador para a conexão estar ativa.

Tecnologia

A tecnologia dos equipamentos utilizados são baseadas no padrão IEEE 802.11b Wi-Fi de alta velocidade, que operam na faixa de 2.4 GHz, e não necessitam de licença especial.

Existem hoje no mercado outros padrões similares que permitem o acesso rápido às redes wireless com outras velocidades e trabalhando em freqüências mais elevadas.

2 Respostas to “Wireless – Internet via rádio”

  1. Possuo antena via radio, Nanostation2 é muita boa. Minha net é 1 MB, velocidade e estável, abrindo páginas um segundo. Fico satisfeito. Lembre-se: fique atento sua antena pode estar interferências causando lentidão. Mude posição de antena pra ver se pingando 3 a 200ms contínuo. Sem perda de pacotes. Mas eu sei que estão tendo problemas, agora vocês devem contatar o técnico de provedor, já ameacei eles responderam o processo (Procon). Ficaram assustados, me deram um jeito… mas a velocidade é uma baita incrível atingindo 80 a 126 kbps (leia-se por segundo). Ele me disse era antena ruim (Nanoloco5, utiliza-se 5,8GHz). Minha funciona 2,4GHz.

    Evite comprar antena “popular”, use-a antena de ultima geração

  2. Eu possuo o speed mas ele oscila de mais, por isso eu gostaria de obter a via radio.Quantos eu gastaria para poder ter internet via radio em casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: